terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Fazer Missões uma renúncia que vale a pena.

Um privilégio para aqueles que deixaram o mundo e na condição de homens e mulheres de Deus, conforme descreveu tão minuciosamente o Pastor João Barbosa da ADM-Lisboa, fazem a sua caminhada passando pelos quatro estágios pelos quais o Profeta Eliseu passou junto com o profeta Elias, antes deste ser elevado ao céu num redemoinho.

2 Reis 2.1-11, fundamentou uma rápida pincelada no vasto e profundo assunto que Deus trouxera ao coração de um pastor para outro pastor.
Estamos a fazer referência aos dois grandes amigos pastores – João Barbosa e Harry Ribeiro, o qual em tom de muita convicção do querer de Deus para si, esposa e filhos está respondendo: “Eis-me aqui, envia-me a mim”.
O Pastor João Barbosa na sua saudação, ao dissertar sobre o episódio acima citado, situou quatro estágios da vida do homem e da mulher de Deus:
 Gilgal – O momento em que temos o encontro com Cristo – O local onde Deus removeu o opróbrio de Israel após quarenta anos de suas vagueações no deserto.
Em Gilgal eles foram restaurados e o opróbrio ficou para trás.
Gilgal foi o ponto de partida de Elias e Eliseu antes de Elias ser arrebatado.
 Betel – É o lugar do encontro com Deus.
Apesar de o opróbrio ter ficado em Gilgal, Eliseu preferiu ir à Betel com Elias.
 Jericó – Biblicamente tipifica o mundo.
É lá onde estão as pessoas que precisam de Deus.
Embora Betel seja o lugar de encontro com Deus, Eliseu preferiu ir com Elias a Jericó porque lá estão aqueles que precisam de Cristo.
 Jordão – Novamente, Eliseu não quis ficar em Jericó.
Embora Jericó seja o campo de atuação do missionário – daqueles que levam a mensagem de Cristo, Eliseu preferiu ir com Elias ao Jordão.
O Jordão é o último obstáculo na caminhada do homem e da mulher que executa a obra de Deus.
O Jordão só se atravessa pela fé, por meios espirituais.
Não há meios naturais para a travessia do Jordão.
Depois do Jordão vem a carruagem de Deus.
Quando o profeta Eliseu exclamou: meu Pai, meu Pai, carros de Israel e seus cavaleiros, na realidade ele estava exclamando:
– Senhor! Quem dirigirá tua carruagem entre os reinos do mundo!
Elias soltou a capa e Eliseu segurou a capa de Elias.
Em seu caminho de volta, Eliseu chegou às margens do Jordão.
E exclamou com grande voz:
Onde está o Deus de Elias! E tocou as águas.
As águas do Jordão pararam para Eliseu atravessar a pé enxuto. Era Deus respondendo a Eliseu:
Tu Eliseu dirigirás a minha carruagem entre os reinos do mundo.
Pastor Harry, é um dos homens a quem Deus entregou a direção de sua carruagem entre as nações.
Depois de oito anos desenvolvendo um brilhante trabalho em Ponte Sor – Portugal, fruto de muita semeadura, hoje – numa manhã ensolarada de muito calor, Pastor Harry despede-se, desta linda igreja porque Deus o chama à frente.
No dia 30 de Junho, às quatro da madrugada, horário de Portugal, Pastor Harry com esposa e filhos, estão corajosa e ousadamente deixando o já querido Alentejo.
O destino? – Alemanha....
Uma Jericó que precisa da luz do evangelho de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Alemanha – termômetro zero que será elevado na rapidez de um foguete disparado pela meta de abrangência evangelística com implantação de igrejas na visão do nosso Presidente de Missões na Europa – Pastor Antônio Dionízio.
As igrejas ADM, cá em Portugal, marcaram presença neste emocionante culto de despedida.
Pastores com respectivas famílias e muitos membros de nossas igrejas, compartilharam do culto de despedida.
Embora com lágrimas nos olhos e um coração saudoso, um grande abraço e palavras de encorajamento, marcou e reafirmou a alegria de estar juntos.
Sentindo na pele o que vem a ser ajustar-se a uma nova cultura, um termo de responsabilidade foi acordado naquele momento solene pelas famílias missionárias que ficam na retaguarda em Portugal:
“A nossa oração vos seguirá de perto – Pastor Harry e Missionária Andréia” .
A igreja de Ponte Sor num gesto de muita gratidão e carinho pelo casal que tanto amam, mas que compreendem que Deus os está chamando até Alemanha, fizeram homenagens carinhosas, lindas e graciosas à família.
É a melhor forma de expressar cada ação que pudemos presenciar, além de certamente inúmeras outras não visíveis aos nossos olhos:
 Doações voluntárias de diversos segmentos da igreja para apoiar o casal na reestruturação do novo ninho, no anseio de minimizar as diferenças culturais e a adequação aos novos dias que hão de enfrentar, mui especialmente os três filhos do casal.
 Um envelope recheado de declarações, felicitações, agradecimentos, lembranças inesquecíveis e talvez até, uma daquelas cartas quilométricas que se costuma fazer para representar e afirmar aquela expressão forte, mas que não houve tempo e ás vezes até por timidez de falar com o olho no olho: “Amo-te, Amo-te; Amo-te!!!”
 Um pequeno vídeo com momentos vários no percurso dos oito anos de convívio da família e da vida pastoral entre aqueles amáveis irmãos alentejanos foi exibido como recurso, para mais uma vez aquela igreja declarar publicamente:
Amamos o Pastor Harry e sua família, ontem e hoje – cá conosco em Portugal e amanhã em Alemanha continuaremos amando-os.
Lágrimas saltaram dos olhos de cada mulher de pastores da ADM ao despedir-se da igreja a esposa do Pastor Harry – Missionária Andréia, visto que sua experiência foi vivenciada por todas nós: Missionária Laudicéa Barboza – Pastor João Barbosa - ADM Lisboa; Missionária Ciméia – Pastor Vasco - ADM Abrantes; Missionária Jadna – Pastor Samuel - ADM Almada.
Tal qual aconteceu com Andréia ainda aos 12 anos, veio a nossa memória as grandes manhãs missionárias brasileiras, em que ainda em nossa adolescência estávamos sempre a ir à frente do altar e ajoelhadas com um coração ardendo em chamas do fogo do Espírito Santo a perguntar: “.......A quem enviarei e quem há de ir por nós? Então: disse eu, eis-me aqui, envia-me a mim”. Is 6.8.
Com grande paixão declaráva-mos para Deus o que Isaias declarou ao ser escolhido e consagrado para profeta em Is 6.8.
Prontidão corajosa e audaz que excede os domínios do curso regular de uma vida.
Com este enfoque queremos lembrar á grande Comissão de nosso Senhor ressurreto que ordenou proclamar o evangelho da salvação a todo o mundo.
Conforme Mateus 28.18-20:
E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: “É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que vos tenho mandado; e eis que Eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos”

Nenhum comentário: