segunda-feira, 28 de maio de 2012

Qual o momento ideal para começar a namorar?

Eloá, a vítima brasileira mais famosa de um
ex-namorado: cárcere privado, sequestro e
morte.
Eclesiastes 3 é um capítulo bastante conhecido na Bíblia Sagrada. Ele aborda o tempo oportuno, a oportunidade de fazer a coisa certa na hora certa.
A vida é assim, cheia de oportunidades e inconveniências. Ontem num determinado lar evangélico, uma garotinha de onze anos procurou a mochila escolar dela. Aproximou-se do pai trazendo um bilhete recebido da escola. Não era reclamação de professores, era uma declaração de amor de um colega, com idade aproximada a dela, pedindo-a em namoro.

"Se você fosse uma menina feia isso não aconteceria com você", disse o pai que a instruiu responder ao pretendente, muito educadamente, com um monossilábico  "não".
Para alguém com  11, apenas uma década de existência, um romance está fora de hora, não é o momento apropriado, mesmo que o parceiro seja o certo. Ainda é época de buscar mais a presença de Deus, brincar bastante e aplicar-se aos estudos.
Mas, isso não está acontecendo com a maioria da criançada brasileira. Cada vez mais cedo elas recebem carga de erotização. Novelas e filmes são culpados disso, e também os próprios pais, que não sabem ser presentes e ao mesmo tempo atuantes na vida da petizada, dando suporte para que façam escolhas sem erro. Pouco funciona gritar e ser ríspido com elas, é preciso fazer com que entendam a razão de poderem fazer ou não as coisas.
Ultimamente, a pedagogia das instituições de ensino, parecem querer apenas distribuir camisinhas aos alunos em puberdade. Quem lucra com essa distribuição às faixas-etárias tão novas? Os educadores parecem nunca dizer que o sexo precoce do aluno pode mudar o futuro deles para pior, pois sem  estrutura financeira e psicológica a gravidez sem programar força-os a assumir compromissos que só deveriam assumir na fase adulta.

Quase que diariamente as agências de notícias mostram tragédias com garotas que começaram a namorar muito cedo. O caso mais conhecido é o de Eloá Cristina Pereira Pimentel, ocorrido em Outubro de 2008 no bairro Jardim Santo André, cidade de Santo André, no estado de São Paulo.  Aos doze, com o consentimento dos pais, namorava com Lindemberg Fernandes Alves, com 19 anos. Quando ela tinha 15 e o rapaz 21, percebeu que ele não era seu príncipe encantado e terminou o namoro. A reação foi violenta, entrou em seu domicílio e a submeteu ao cárcere privado e sequestro. Disso, desencadeou o cerco da polícia e de jornalistas no entorno do apartamento, causando comoção nacional e internacional. Muitas pessoas assistiram pela televisão e torceram por um desfecho feliz. Após 100 horas de negociações, o grupo policial entrou no local arrombando a porta, e o ex-namorado atirou e matou Eloá e feriu a amiga que estava presente no momento da invasão dos soldados. O rapaz foi julgado e sentenciado a passar 98 anos atrás das grades.

"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu (...)  tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar" - Eclesiastes 3.1, 5 b.

E.A.G.

Nenhum comentário: